Entrevista com autor: Edson Massola Jr, autor do livro: “Carta ao pequeno empreendedor”

Por que decidiu escrever sobre o tema?

R.: Decidi-me pelo tema por ser de grande relevância para o Brasil nos tempos atuais, pois a figura do Empreendedor é essencialmente um agente de mudanças sociais, um propulsor para a geração de trabalho e renda e, consequentemente geração de riquezas para um país. Todos nós sabemos que o povo brasileiro é empreendedor, sonha acordado em ter o seu próprio negócio, mas infelizmente não possui muitas vezes preparo para administrar, desconhecendo conceitos fundamentais para a sobrevivência de seu empreendimento. “Carta ao pequeno empreendedor” busca de forma simples e prática, suprir essa carência, repassando ao leitor informações de suma importância.

Quanto tempo levou para que a obra estivesse pronta?

R.: Para escrever esta obra, eu levei cerca de um ano e meio para coletar dados e informações, divididos entre observações, conversas, tabulações e feedbacks de clientes, alunos, amigos. Também pesquisei sites e livros de autores que são referência no tema Empreendedorismo. Depois fiz questão de zelar pela praticidade e simplicidade do conteúdo, escrevendo grande parte dos textos em no máximo duas folhas por capítulo, para assim facilitar a consulta e a aplicação prática do pequeno empreendedor em seu dia a dia, já que historicamente sabemos que ele não possui muito tempo.

Todos os textos já foram publicados no Jornal da Santuário?

R.: Não, creio que cerca de 20% dos textos chegaram de fato a serem publicados, mas por questões de espaço, os mesmos foram readequados à quantidade de toques solicitada pela Equipe Editorial; por este motivo, no livro podemos encontrar esses mesmos textos de forma mais completa com detalhes ainda inéditos e de grande valia para o empreendedor.

Quais foram suas fontes mais relevantes de pesquisa?

R.: As fontes mais relevantes foram os contatos diretos com meus clientes de consultoria, amigos, familiares, alunos, que mesmo em conversas informais, manifestaram grande interesse pelo tema. Em geral, as pessoas sonham em ter o seu próprio negócio, mas desconhecem verdadeiramente como é administrar uma empresa em seu dia a dia. É necessário ser competente para tal, unindo conhecimentos, habilidades e principalmente atitudes para se enveredar no mundo dos negócios.

Em sua opinião, qual parte do livro é mais relevante ou especial?

R.: Considero a parte mais relevante do livro a que menciono sobre o perfil e as características de um empreendedor, e busco desmistificar a ideia de que empreendedorismo não existe sem genialidade. Existe sim, com muito treino, observação e determinação. Por isso, o empreendedorismo é para todos nós, graças a Deus.

Qual público deseja atingir?

R.: Pessoas inquietas, com sede de realizar algo, movidas por uma necessidade, um desejo, ou até mesmo uma oportunidade, independente de sua faixa etária ou condição financeira; que sonham em investir em seu próprio negócio, mas que desconhecem como se deve estruturar este projeto .

Qual foi a vivência ou experiência que o fez escrever o livro?

R.: Em minha vida profissional, sempre trabalhei com o público. E após muitos anos de observação, pude chegar a seguinte conclusão: todas as pessoas necessitam essencialmente de viver com equilíbrio e dignidade em tudo que fazem. E uma das áreas que mais afeta o ser humano quando em desequilíbrio, é a do emprego/trabalho. Observe a terrível situação de um pai ou de uma mãe quando da perda de seu emprego. É lastimável. Por isso, resolvi tomar coragem e fazer a minha parte, escrevendo textos sobre empreendedorismo na busca por também promover essa cultura no Brasil e assim resgatar a dignidade de desempregados, arrimos de família e demais pessoas que hoje estão infelizes em suas atividades e anseiam por terem o seu próprio negócio.

Qual é a principal ideia que o leitor terá ao acabar de ler o livro?

R.: Que sonhar, trabalhar dignamente, empreender e se realizar com isso é viável e possível em nosso país, basta você se preparar, querer e ter coragem para trilhar este caminho que não se limita por idade ou mesmo pela falta de recursos financeiros. Não será fácil, mas quem disse que chegar ao sucesso é algo fácil? E se está muito fácil, tenha uma única certeza: você está no caminho errado, retorne ao início sem constrangimentos…

Qual foi o processo para reunir as informações dos textos?

R.: O processo foi de registrar depoimentos, conversas informais, conceitos-chaves por hora desconexos, opiniões de alunos e clientes, sugestões/críticas e também ler vários artigos voltados ao tema Empreendedorismo, para posteriormente interligá-los aos capítulos do livro já pré-definidos. Por isso, seu conteúdo parte do planejamento de um negócio (ideia, oportunidade, conceito, modelo), dos principais conceitos da prática empresarial, e passa pela organização e a direção de uma empresa, finalizando com a necessidade do controle de processos (desempenho/ eficiência) e de resultados (eficácia). Tudo para assim facilitar a vida do leitor.

Qual é a principal dica que você daria para o pequeno empreendedor?

R.: Caro leitor, tenha fé, mantenha-se entusiasmado em todas as circunstâncias e busque pessoas boas para te auxiliar em seus objetivos, respeitando-as acima de tudo. Este livro é na realidade um presente para você, pois traz exemplos práticos, frutos de minhas experiências profissionais e contato direto com clientes. Ele busca minimizar a distância entre a teoria e a prática e ajuda a você ter acesso às informações de grande relevância para a sobrevivência de seu próprio negócio. Seja feliz e viva com mais dignidade.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s