Lançamento Economia Solidária e vínculos.

O livro é resultado de uma pesquisa realizada em uma cooperativa de reciclagem – a Coolabore – onde a autora Maria Isabel Lima se inseriu durante todo o período de pesquisa e proporcionou uma vivência intensa ao conviver com os cooperados, ao desvelar sua dinâmica de trabalho e principalmente ao deparar com a economia solidária viva e pulsante, capaz de transformar os vínculos familiares e sociais dos trabalhadores e trabalhadoras que dela fazem parte.

 A economia solidária surgiu devido às lutas dos trabalhadores diante de um cenário de desemprego, exclusão e domínio de classes, o qual incitou a buscar outras formas de trabalho e de relação com a sociedade. Ao longo dos anos, o movimento da economia solidária passou a ter mais força e agregar mais pessoas que buscam gerar trabalho e renda praticando a autogestão, solidariedade e cooperação. A vivência desses princípios é que garantirá êxito às experiências de economia solidária. Tendo em vista que é preciso uma articulação entre os segmentos e também com as diversas políticas públicas que estão sendo implantadas no campo da economia solidária, para que além de visibilidade e reconhecimento, os empreendimentos (sejam eles, cooperativas, associações, grupos informais, empresas recuperadas etc.) também tenham sustentabilidade.

 A escolha do tema veio da prática profissional, que possibilitou a autora circular nos espaços da economia solidária e vivenciar experiências as quais achou interessante e que valeria a pena registrar e publicitar. Outro aspecto que a influenciou foi o fato de a economia solidária ainda ser um assunto pouco conhecido, necessitando de mais divulgação e publicações. Entre pesquisas de campo e pesquisas bibliográficas a obra demorou dois anos para ser finalizada:

 Utilizei muitas fontes de pesquisa, ao total foram cento e três referências citadas, mas destaco os autores: Antonio David Cattani, Paul Singer, David E. Zimerman e Christophe Dejours. Destaco os capítulos 2 e 3 que trazem o conceito sobre economia solidária e sobre os vínculos respectivamente, e o capítulo 6 que é onde ocorre a integração entre teoria e prática, contendo uma riqueza de informações e descobertas. O leitor perceberá o quanto o trabalho coletivo, baseado nos princípios da economia solidária, pode provocar transformações nos vínculos familiares e sociais de quem se deixa envolver por essa forma de trabalho – e completa sobre o tipo de leitor que acredita gostar do livro:

 Imagino abranger um público diverso: educadores e militantes que atuam na área de economia solidária, docentes e alunos que queiram conhecer melhor esse tema. Assim como cooperativas e empreendimentos de economia solidária. Alguns capítulos do livro tem um caráter mais didático que facilitam a compreensão sobre as características da economia solidária e sobre os vínculos sociais e familiares.

O prefácio do livro é de Paul Singer, um ícone na temática da economia solidária, reconhecido mundialmente por seus livros e pela sua trajetória, como afirma Maria Isabel Lima:

O fato de ele ter elaborado o Prefácio do livro é de extrema importância, pois significa que ele avalizou essa publicação e viu importância no conteúdo apresentado. Destaco que Paul Singer foi quem mais me estimulou a publicar o livro, pois lhe fiz o convite para que participasse como professor da banca avaliadora na defesa de minha dissertação e ele se fez presente, sendo que ao final, sugeriu que eu transformasse-a em livro e publicasse.

 INFORMAÇÕES TÉCNICAS:

 Título: Economia solidária e vínculos

 Autora: Maria Isabel R. Lima

editora: Ideias & Letras

 Categoria: Economia e Negócios

 Preço: R$ 29,90

 Número de páginas: 168

 Edição: 1ª

 Ano: 2013

 ISBN: 978-85-65893-21-3

 Nicolau Kietzmann Goldemberg

DGNK Assessoria de imprensa
nicolau@dgnk.com.br
11 3070-3336
11 98273-6669
www.dgnk.com.br

 Capa economia solidária_ALTA (2)

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s