As Vertigens da Tecnociência

Capa As vertigens da Tecnociencia_ALTA (2)

A professora Bernadette Bensaude-Vincent, da Universidade de Paris, descreve o significado do conceito de tecnociência para finalmente sair do eterno conflito entre tecnófilos e tecnófobos, para uma proposta, uma espécie de arqueologia do termo. Longe de ser uma simples inversão da hierarquia entre ciência e tecnologia, há uma mudança de regime no conhecimento científico já integrando lógica empresarial de negócios e mobilização de recursos consideráveis.

“As pesquisa em genealogia são sempre suspeitas de selecionarem seus ancestrais dissimulando uma parte da paisagem. Pelo fato de sempre sublimar o vínculo parental entre a cibernética e a tecnociência atual, damos, a essa disciplina natimorta, um poder bastante fantasmático. A tecnociência é um fenômeno complexo demais para ser descrita como fruto de uma única corrente. Ela se situa na encruzilhada de diversas histórias científicas, tecnológicas, intelectuais, econômicas e políticas. Sem procurar fazer um inventário, propomos simplesmente neste capítulo, outro esclarecimento que modula um pouco a importância da cibercultura, ainda que confirmando as orientações já consideradas”.

Assim Bernadette Bensaude-Vincent mostra que a interferência da fronteira entre ciência e tecnologia é apenas a manifestação geral, marcado pela indefinição das distinções tradicionais da natureza e do artificial, do inerte e da mente, do homem e da máquina.

“Estamos silenciosamente reconfigurados pela nanotecnologia e pela Internet, além da engenharia genética; este livro mostra a importância de finalmente se perguntar sobre as escolhas feitas na esfera científica e tecnológica da política e da vida pública. Para a tecnociência, isso é um processo histórico que envolve tanto a reformulação da natureza como toda a sociedade”.

Sobre a autora:

Filósofa e historiadora é professora de História da filosofia das ciências na Université de Paris X- Nanterre e na Escola de Estudos Avançados em Ciência Sociais. Membro do Comitê de Ética do CNRS – Conselho Nacional de Pesquisas da França.

Serviço:

AS VERTIGENS DA TECNOCIÊNCIA

Moldar o mundo átomo por átomo

Bernadette Bensaude-Vincent

Tradutor: José Luiz Cazarotto

Ideias & Letras

FILOSOFIA

ISBN: 978-85-65893-08-4

Formato 16 x 23 cm

256 páginas

1ª edição – 2013

Nicolau Kietzmann Goldemberg
DGNK Assessoria de imprensa
nicolau@dgnk.com.br
11 3070-3336
11 98273-6669
www.dgnk.com.br

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s