Platão – Coleção Companions da Universidade de Cambridge

clique na imagem para baixar em alta.

clique na imagem para baixar em alta.

Com tradução exclusiva da Coleção Companions da Universidade de Cambridge e organizada pelo professor de filosofia Richard Kraut da Universidade de Illinois, USA, a obra possui 15 trabalhos de grandes pensadores que discutem as ideias de Platão de forma acessível, porém séria e acadêmica.
As 656 páginas deste volume de uma coleção que completa 11 obras em português é composta por trabalhos de Michel Frede, professor da Universidade de Oxford; Elizabete Asmis, professora da Universidade de Chicago; Leonard Brandwood professor da Universidade de Manchester; G.R.F. Ferrari, professor da Universidade de Califórnia; Gail Fine e T.H. Hiwin, professores da Universidade de Cornell; Dorothea Frede, professora da Universidade de Hamburg; Constante C. Mainwald, professora da Universidade de Illinois; Michael L. Morgan, professor da Universidade de Indiana; Ian Mueller, professor da Universidade de Chicago; Terry Penner, professor da Universidade de Wisconsin; Trevor J. Saunders, professor da Universidade de Newcastle; Nicholas P. White, professor da Universidade de Michigan e o próprio Richard Kraut.
Entre os diversos assuntos tratados, temos a chance de nos depararmos com textos de Platão sobre a Criatividade Poética, onde a professora Elizabeth Arms afirma: “Essa subordinação de poesia a política tem ofendido muitos leitores de Platão, da Antiguidade aos dias de hoje… a exemplo de qualquer outro famoso moralista das letras, Tolstói foi ele próprio um artista literário consumado.” Além dele, a obra apresenta o complexo texto que tanto afasta os iniciantes do Filebo está agora ao alcance de todos, como escreve Dorothea Frede “O Filebo é considerado um dos diálogos mais tardios e mais difíceis, uma área para o especialista que detenha a maestria sobre os emaranhados da doutrina platônica tardia que encontramos mais aludida do que explicada como se tem Parmênides, no Teeteto e no Sofista.”.
Os temas discorridos nesta obra são: Introdução ao estudo de Platão; Platão: O pano de fundo intelectual; Estilometria e cronologia; Sócrates e os primeiros diálogos; Método matemático e verdade filosófica; Investigação no Mênon, Platão e Religião Grega; Amor platônico; Epistemologia metafísica de Platão; A defesa da justiça na República de Platão; Platão sobre a criatividade poética; Adeus ao Terceiro Homem; O Sofista de Platão sobre falsos enunciados; Desintegração e restauração: Prazer e dor no Filebo de Platão; O pensamento político tardio de Platão.
Sobre o organizador: Richard Kraut é professor de filosofia da Universidade de Illinois em Chicago. É autor de Socrates and the State (Princenton University Press, 1984) e de Aristotle on the human Good (Princenton University Press, 1989) e, atualmente, desenvolve o projeto de uma tradução comentada sobre Política: Livros VII e VIII de Aristóteles.

Dados Técnicos:

Platão
Editora Ideias & Letras
Páginas: 656
Edição: 1ª
Ano: 2013
ISBN: 978-85-65893-13-8
Coleção: Companions & Companions

Para capa em alta: http://www.editoraideiaseletras.wordpress.com e outros títulos http://www.ideiaseletras.com.br

Nicolau Kietzmann Goldemberg
DGNK Assessoria de imprensa
nicolau@dgnk.com.br
11 3070-3336
11 98273-6669
http://www.dgnk.com.br

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s