Entrevista com autora Sabrina Lombardi Breslau de A equoterapia aplicada no tratamento da esquizofrenia

Por que decidiu escrever sobre o tema?

Porque me surgiu a oportunidade de atender praticantes com esquizofrenia e tive um retorno muito satisfatório, um feedback de suas famílias.

Quanto tempo levou para que a obra estivesse pronta? Quais foram suas fontes mais relevantes de pesquisa?

A obra foi uma gestação… nove meses. Inclusive, tive que me apressar em terminar porque no final eu entrei numa gestação complicada e fiquei impossibilidade de ir até o Monty Roberts, que é o “encantador de cavalos”.

A pesquisa foi concluída com experiência em campo e referências bibliográficas, como sou fisioterapeuta, precisei desse respaldo bibliográfico.

Em sua opinião, qual parte do livro é mais relevante ou especial?

O livro todo é especial, e está escrito numa maneira fácil de entendê-lo.

Qual público deseja atingir?

Vai desde profissionais na área da saúde que trabalham com equoterapia, como outros terapeutas, para mostrar-lhes os benefícios que o cavalo pode proporcionar, assim como aos familiares de pacientes com esquizofrenia.

Qual foi a vivência ou experiência que a fez escrever o livro?

Dez anos de experiência com equoterapia e muitos esquizofrênicos sendo beneficiados neste período, e depois um em especial em 2008.

Qual é a principal ideia que o leitor terá ao acabar de ler o livro?

Que o cavalo é um grande terapeuta.

Qual foi o processo para reunir todos os capítulos do livro?

O livro é apenas uma sementinha, uma revisão de artigos, de livros, de textos, de experiências de vida. É um estímulo para quem quiser se aprofundar no tema.

Como e quando nasceu o processo de tratamento de equoterapia no Brasil?

Nasceu através da Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil), criada em 1989, que é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter terapêutico, educativo, cultural, desportivo, assistencial, com atuação em todo o território nacional, tendo sede e foro em Brasília-DF. Portanto há 23 anos temos o tratamento no Brasil.

Quais são as vantagens da equoterapia?

A equoterapia busca o desenvolvimento global, respeitando as potencialidades e limitações de cada paciente. O tratamento proporciona melhorias físicas e psíquicas, como: a aceleração do aprendizado, desenvolvimento sensorial, aumento da memória, da concentração, da capacidade de relaxamento, a organização do esquema corporal e o equilíbrio postural, o desenvolvimento da flexibilidade e mecânica respiratória, controle da coordenação motora e da lateralidade, melhora o grau de inibições de padrões patológicos e proporciona maior independência e convívio social.

Você acredita que a equoterapia pode ser largamente difundida no Brasil?

Sim, atualmente a mídia tem mostrado mais sobre o assunto, já apareceu inclusive em novelas e isso é muito bom. Quando comecei em 2000, a equoterapia ainda era um tabu, embora ainda hoje tenha os que escrevem até “coterapia”, mas já é um caminho. As pessoas estão pelo menos tentando se aproximar mais.

Acredito que se fosse realizado um trabalho bem focado aos médicos, o retorno seria muito melhor, porque as famílias e pacientes se prendem muito em indicação médica; então, essa falta de conhecimento acaba limitando as recomendações ao tratamento.

Nicolau Kietzmann Goldemberg

DGNK Assessoria de imprensa

nicolau@dgnk.com.br

(11) 3070-3336

(11) 98273-6669

http://www.dgnk.com.br

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s