Lançamentos de Fevereiro de 2012

UM OLHAR FILOSÓFICO SOBRE A RELIGIÃO

O objetivo de uma análise filosófica da religião é pensar a religião como experiência da relação do homem com o divino. Assim, ao analisar a religião, a filosofia se preocupa com o todo da experiência religiosa, que implica o homem em sua busca de sentido, em seus nexos vitais, na condição de quem está mergulhado no mundo onde habita e que se abre ao que se designa divino. Esse é o pilar fundamental desta obra, organizada por Paulo Sérgio Lopes Gonçalves. Assim, os artigos que formam o livro salientam que a religião é experiência constitutiva da vida humana, que penetra estruturas socioculturais nas quais o homem vive.

Autor: Paulo Sérgio Lopes Gonçalves (Org.)
Editora: Idéias & Letras
Páginas: 152
Edição: 1ª
Ano: 2012
ISBN: 978-85-7698-140-4

COMPREENDER O OUTRO
Administrando as diferenças para a convivência global

A mundialização não é uma dominação.Ela aproxima claramente os espaços e o tempo da comunicação, mas não apaga a diversidade cultural.
Este livro reflete sobre os mal-entendidos culturais na mundialização e sobre as importantes áreas de acordo que hoje desafiam quem lida no campo humanitário, nas empresas e nas organizações internacionais, diante de pessoas levadas a trabalhar ou viver em culturas que não são as suas.

As culturas do outro trazem inúmeras perguntas: Temos sempre a mesma concepção de tempo? De ação? De riqueza? Da hierarquia? De vínculo com o ambiente? Falamos a mesma linguagem? Toda a comunicação é verbal?

São questões que nos ajudam a tomar consciência de nosso próprio condicionamento cultural e nos motivam a praticar as duas virtudes da relação intercultural: a dúvida, que não impede termos convicções; e a paciência, que não impede termos dinamismo.

Autor: Michel Sauquet / Martin Vielajus (Colaborador)
Tradução: José Luiz Cazarotto
Título Original: L Intelligence de l autre – Prendre en compte les différences culturalles dans un monde à gérer en commun
Editora: Idéias & Letras
Páginas: 320
Edição: 1ª
Ano: 2012
ISBN: 978-85-7698-133-6

FILOSOFIA CLÍNICA E HUMANISMO

Uma excelente fonte de informação para especialistas bem como para aqueles que buscam um primeiro contato com a Filosofia Clínica, método criado pelo psicanalista e filósofo Lúcio Packter, que direciona os procedimentos de diagnose e tratamento a partir da metodologia filosófica. A elaboração da obra conta com dois procedimentos distintos: o desenvolvimento de conferências e estudos apresentados sobre o assunto e uma entrevista com a Assessoria Virtual do Instituto Packter. Nesse sentido, o objetivo do autor é mostrar que a Filosofia Clínica consiste em uma técnica de ajuda pessoal, que respeita o sofrimento e o mundo singular dos indivíduos.

Sobre o autor:
José Maurício de Carvalho é professor titular de Filosofia Contemporânea e Métodos da Universidade Federal de São João del-Rei, filósofo, pedagogo, psicólogo e doutor em Filosofia pela UGF (Rio de Janeiro). Concluiu dois estágios de pós-doutorado como bolsista na FAPEMIG na Universidade Nova de Lisboa (1994) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). É membro do Instituto Brasileiro de Filosofia (São Paulo), Academia Mantiqueira de Estudos Filosóficos (Barbacena) e Academia de Letras de São João del-Rei. Possui muitos livros publicados, além de capítulos em muitas obras, artigos, resenhas e trabalhos em anais em congressos científicos.
Autor: José Maurício de Carvalho
Editora: Idéias & Letras
Páginas: 184
Edição: 1ª
Ano: 2012
ISBN: 978-85-7698-141-1

FILOSOFIA MORAL CONTEMPORÂNEA
A contribuição dos herdeiros de Gasset y Ortega

Mostrar o pensamento de um dos principais filósofos do mundo moderno, Ortega y Gasset, sob a ótica de autores ligados à chamada Escola de Madri é o objetivo desta obra. A intenção é usar como referência a elaboração de noções estruturais sobre temáticas éticas, por meio do pensamento de autores como García Morente, Recaséns Siches, Julián Marías, Aranguren e Maria Zambrano. Considerados discípulos intelectuais de Ortega y Gasset, esses pensadores ajudam o leitor a entender os modelos de reflexão sobre a ética e a moral.

Sobre o autor:
Arlindo Ferreira Gonçalves Jr. é docente da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, instituição onde se graduou em Psicologia e Filosofia e realizou Mestrado em Filosofia. Na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, defendeu seu doutorado também em Filosofia, especializando-se no pensamento ibero-americano.

Autor: Arlindo Ferreira Gonçalves Jr.
Editora: Idéias & Letras
Páginas: 136
Edição: 1ª
Ano: 2012
ISBN: 978-85-7698-138-1

PERGUNTAS A UM PSICANALISTA


Com linguagem cativante e acessível, Roberto Girola responde a perguntas simples, nascidas de pessoas comuns que querem apenas uma orientação para viverem seu dia a dia. Ao longo das respostas, o autor se revela cheio de atenção e cuidado pelo humano, buscando estar próximo de cada pergunta. Assim, a partir de sua leitura, as pessoas podem refletir sobre o que já está escrito dentro de cada uma delas, pela própria vida, e podem pensar em como continuar a escrever o texto de sua existência. Um livro de leitura fácil, mas extremamente intrigante, que faz pensar, que provoca. Um livro para muitas horas e muitas leituras.

Sobre o autor:

Nascido na Itália, na cidade de Turim, em um bairro operário, quatro anos depois do fim da 2ª guerra, Roberto Girola sempre foi fascinado pelo dom que o ser humano tem de transformar e dar vida, mesmo nas situações mais absurdas.
Agora, aos 61 anos, percebe que foi guiado por um sutil fio condutor, que o levou inicialmente a estudar Teologia, abraçar a vida religiosa e deixar a terra para ir a países desconhecidos, onde se deparou com um cenários de barbárie, morte e violência. Viveu em tempos obscuros da ditadura Argentina e também como religioso passou pelo Nordeste do Brasil, até perceber que seu caminho era outro. Optou por seguir uma vida normal, como “leigo”, dando aulas e trabalhando em projetos sociais na área da saúde, enquanto se formava em Filosofia. Também passou pelas principais editoras católicas brasileiras e depois pela mídia televisiva. Atualmente é psicanalista e colunista de jornais. http://www.robertogirola.com.br

Autor: Roberto Girola
Editora: Idéias & Letras
Páginas: 312
Edição: 1ª
Ano: 2012
ISBN: 978-85-7698-139-8

FILOSOFIA DA RELIGIÃO
No pensamento de Bernhard Welte

Descobrir os fragmentos da luz de uma esperança em uma filosofia da religião para não crentes. Esse foi o empenho teórico do pensador alemão Bernhard Welte, que repensou a tradição cristã, dela revelando novos possíveis significados. Nesta obra, o professor italiano Oreste Tolone traça um itinerário que coloca o leitor diante do questionamento sobre a possibilidade de se abrir para um caminho que conduz à fé, entendida como relacionamento religioso com o mais que humano e, em particular, com a fé bíblica. Tal acolhimento nada tem de irracional ou insensato. E é sobre isso que a obra de Tolone lança luz.

Sobre o autor:

Oreste Tolone por longos períodos fez pesquisa no exterior, junto à Ludwig Universität, de Friburgo, ocupando-se da filosofia da religião e escrevendo para revistas especializadas. Conquistou o Doutorado em Antropologia filosófica e colabora atualmente nas universidades G. D’Annunzio, de Chieti, e Roma Tor Vergata. Publicou Homo absconditus – L’antropologia filosofica di Helmuth Plessner (Esi, 2000) e cuidou da tradução de Storicità e rivelazione (Milella, 1997), de Bernhard Welte.

Autor: Oreste Tolone
Editora: Idéias & Letras
Título Original: Bernhard Welte – Filosofia della religione per non-credenti
Tradução: Antônio Bicarato
Páginas: 232
Edição: 1ª
Ano: 2012

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s