Clínica Psicanalítica com Crianças – Coleção Psi Atualidades

A coleção Psi Atualidades chega ao 15º volume com um tema insipiente e desafiador da psicanálise, a criança. A partir da clínica, os autores desenvolvem e aprofundam essa especialidade que faz psicanálise de crianças, uma das aplicações mais difíceis da clínica psicanalítica. A demanda e as primeiras entrevistas, o processo diagnóstico, o trabalho com os pais, o enquadre, a interpretação dos sonhos, das brincadeiras da criança e do desenho, a transferência e o fim da análise são os temas tratados neste livro.

Desde os primórdios, a psicanálise de crianças tem apresentado certas marcas que a fizeram diferente. Essas marcas foram delineando a silhueta de uma especificidade. As crianças se expressam de múltiplas maneiras. Nos exemplos tratados no livro estão as inovações teóricas de Winnicott e Klein; o primeiro se separa muito cedo da posição do segundo e, mais do que se interessar pelos fenômenos de estruturação interna da subjetividade, se interessa pela relação do sujeito com seu ambiente, e em especial e primordialmente a mãe.

Os autores demonstram que as expressões infantis são variadas, e que não existe uma maneira exata de interpretá-las, contudo é necessário aprender os elementos que norteiam o vocabulário cotidiano das crianças. Abordam também o trabalho com os pais, a interpretação dos sonhos, as brincadeiras, entre outros aspectos. A obra é indicada para aqueles que desejam se aprofundar no difícil ofício da psicanálise com crianças, com destaque particular para as novas abordagens sobre técnica e teoria psicanalíticas do “mundo” da criança contemporânea.

Sobre os autores:

Carlos A. Blinder
Médico psiquiatra e psicanalista. Membro fundador e docente da Escuela de Clinica Psicoanalítica com Niños y Adolescentes, de Barcelona. Membro do IPSI.

Joseph Knobel
Psicólogo e psicanalista. Membro fundador e docente da Escuela de Clinica Psicoanalítica com Niños y Adolescentes, de Barcelona. Membro da Asociación Espanhola de Historia del Psicoanalisis. Membro da AEN.

María Luisa Siquier
Psicóloga e psicanalista. Membro fundador, docente e Diretora da Escuela de Clinica Psicoanalítica com Niños y Adolescentes, de Barcelona. Membro honorário de Gradiva – Asociación de Estúdios Psicoanalíticos.

CLÍNICA PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS

Autores: Carlos Blinder, Joseph Knobel e María Luisa Siquier
Editora: Idéias & Letras
Preço: R$ 38,00
Título original: Clínica Psicoanalítica con Niños
Tradução: Lucinéa Scaboro, Sybele de Campos Wassall e Vera Lúcia Monegato
Páginas: 264
Edição: 1ª
Ano: 2011
Coleção: Psi-Atualidades
Vol.: 15
ISBN: 978-85-7698-094-0

A assessoria de imprensa mantém um blog com todas as informações assim como os lançamentos: http://www.editoraideiaseletras.wordpress.com ou para conhecer mais títulos nos http://www.ideiaseletras.com.br .

Nicolau Kietzmann Goldemberg
DGNK Assessoria de Imprensa
11-3070-3336
11-8273-6669
nicolau@dgnk.com.br
http://www.dgnk.com.br
http://www.editorasantuario.wordpress.com
http://www.editoraideiaseletras.wordpress.com

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s