Lançamentos de Agosto de 2011

CLÍNICA PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS

Autores: Carlos Blinder, Joseph Knobel e María Luisa Siquier

Sinopse

Revelar aspectos da clínica psicanalítica em uma categoria específica: a Psicanálise com crianças, é o enfoque deste livro. Os autores demonstram que as expressões infantis são variadas, e que não existe uma maneira exata de interpretá-las, contudo é necessário aprender os elementos que norteiam o vocabulário cotidiano das crianças. Abordam também o trabalho com os pais, a interpretação dos sonhos, as brincadeiras, entre outros aspectos. A obra é indicada para aqueles que desejam se aprofundar no difícil ofício da psicanálise com crianças, com destaque particular para as novas abordagens sobre técnica e teoria psicanalíticas do “mundo” da criança contemporânea.

Sobre os autores:

Carlos A. Blinder Dubilet

Médico psiquiatra e psicanalista. Membro fundador e docente da Escuela de Clinica Psicoanalítica com Niños y Adolescentes, de Barcelona. Membro do IPSI.

Joseph Knobel Freud

Psicólogo e psicanalista. Membro fundador e docente da Escuela de Clinica Psicoanalítica com Niños y Adolescentes, de Barcelona. Membro da Asociación Espanhola de Historia del Psicoanalisis. Membro da AEN.

María Luisa Siquier Garcia

Psicóloga e psicanalista. Membro fundador, docente e Diretora da Escuela de Clinica  Psicoanalítica com Niños y Adolescentes, de Barcelona. Membro honorário de Gradiva – Asociación de Estúdios Psicoanalíticos.

Título original: Clínica Psicoanalítica con Niños
Tradução: Lucinéa Scaboro, Sybele de Campos Wassall e Vera Lúcia Monegato
Páginas: 264
Edição: 1ª
Ano: 2011
Coleção: Psi-Atualidades
Vol.: 15
ISBN: 978-85-7698-094-0
Formato: 16 cm x 23 cm

HISTÓRIA DA MEDICINA

Autores: Catherine Allamel-Raffin, Alain Leplège e Lybio Martire Junior

Sinopse

Estimular uma atitude reflexiva em relação ao conhecimento médico é a intenção desta obra, que adota uma perspectiva crítica e epistemológica, e não meramente descritiva de uma evolução tecno-científica. Trata-se de uma aproximação inovadora da história do conhecimento médico no Ocidente.
Em sua estrutura, traz um apanhado cronológico, com relatos sobre as conquistas determinantes da Medicina no contexto ocidental, incluindo um capítulo específico sobre a História da Medicina no Brasil. E, num segundo momento, assume o estudo analítico de quatro casos antológicos, por meio dos quais se apresentam e se cruzam instrumentos de análise da História, da Filosofia e da Sociologia das Ciências.
Uma obra relevante para quem se dedica à Medicina, para profissionais da saúde e para toda pessoa que busca uma compreensão mais aprofundada sobre essa indispensável área de saber e de práticas.

Sobre os autores:

CATHERINE ALLAMEL-RAFFIN é mestre em epistemologia e história da ciência e tecnologia na I´IRIST/Université Louis Pasteur de Strasbourg.

ALAIN LEPLÈGE é professor na Universidade Paris 7 (Denis Diderot) e vice-diretor do REHSEIS (Centro Nacional de Pesquisa Científica).

LYBIO MARTIRE JUNIOR é cirurgião plástico de São Paulo, professor das disciplinas de cirurgia plástica, técnica cirúrgica e de história da medicina, na Faculdade de Medicina de Itajubá-MG; titular-fundador e presidente por duas gestões da Sociedade Brasileira de História da Medicina.

Edição Brasileira organizada por: Márcio Fabri dos Anjos.
Revisão de Termos Médicos: Dr. José Marques Filho.
Tradução: Aquiles Von Zuben
Título original: Histoire de la Médecine
Páginas: 200
Edição: 1ª
Ano: 2011
ISBN: 978-85-7698-115-2
Formato: 14 cm x 21 cm

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s