Lançamento: A Arte de Falar da Morte para Crianças

A arte de falar da morte para crianças

Livro baseado na tese de doutorado (USP, 2008) propõe alternativa ao tradicional método “Vovô foi para o céu”, na abordagem da morte com crianças. A autora defende a objetividade no trato do tema, focando a universalidade e a irreversibilidade da morte, e recomenda o uso da literatura infantil e da biblioterapia para se estabelecer o diálogo. A questão central é: Por que não falar das coisas tristes, se elas existem? Ocultar ou disfarçar o tema geram confusão na cabeça das crianças, enquanto o assunto faz parte do ciclo da vida e pode ser tratado com amor e até humor.

Além de ser útil para pais, o tema é altamente relevante para os adultos que trabalham com crianças, nas áreas de saúde e educação, e não foram treinados para tratar do tema e têm suas próprias dificuldades no âmbito pessoal. Surpreende o relato de professoras que choram ao ler livros infantis em que há mortes e que acham esses livros ruins por serem muito tristes. A origem do interesse da autora pelo tema deu-se nos anos em que trabalhou em hospitais, com crianças vítimas de acidentes, e testemunhou a inabilidade dos profissionais da área médica para lidar com algo tão recorrente.

Além do debate teórico, o livro traz os resultados de discussões realizadas com educadores sobre uma seleção de 36 livros de literatura infantil que abordam o tema da morte. Num dos livros mais bem recebidos, um menino pede ao Papai Noel que traga o seu avô de volta de presente de Natal, pois não havia entendido bem onde o avô estava. Os pais se debatem para explicar a morte do avô, mas ao final o menino compreende que ele nunca mais voltaria. Faz então um novo pedido ao Papai Noel – um carrinho de rolimã. A autora apresenta uma bibliografia de referência, baseada em suas leituras favoritas.

Sobre como a religião deve influenciar a abordagem do tema da morte, a autora afirma que os contextos culturais e religiosos devem ser contemplados, sem se abrir mão da clareza e disposição para esclarecer as dúvidas das crianças, “existem livros que explicam a morte e como ela é vista por diferentes culturas e diferentes religiões”. Outra coisa importante dita pela autora é não subestimar a capacidade das crianças de absorverem o conceito de morte. A partir dos 5-7 anos, de acordo com suas experiências sociais e emocionais, a maioria está apta. Mesmo as mais protegidas já lidam com experiências de “mortes simbólicas”, como a quebra de um brinquedo.

 

Dra. Lucélia Elizabeth Paiva é psicóloga com atuação clínica, hospitalar e educacional em situações de crise, emergência, morte e luto há mais de 20 anos. Também, dedica-se ao ensino universitário. Seu mestrado foi na área de oncologia: Atitudes de médicos na relação com pacientes com câncer avançado e em fase terminal (Fundação Antônio Prudente, 2000) e seu doutorado em psicologia escolar e desenvolvimento humano: A arte de falar da morte: a literatura infantil como recurso para ser abordado com crianças e educadores (Instituto de Psicologia da USP, 2008). Para maiores informações, visite: www.luceliapaiva.psc.br

As ilustrações e citações do livro foram feitas e pesquisadas pelas filhas da autora, Juliana e Giovanna.

CONTATOS COM A AUTORA:

(11) 3868-4102 – consultório

(11) 9962-9568 – celular

lucelia_paiva@uol.com.br

www.luceliapaiva.psc.br

 

Dados Técnicos:

 

Autor: Lucélia Elizabeth Paiva

Editora: Idéias & Letras

Preço R$38,00

Páginas: 336

Edição: 1ª

Ano: 2011

ISBN: 978-85-7698-103-9

 

Clique na imagem para baixar em alta

Nicolau Kietzmann Goldemberg

DGNK Assessoria de Imprensa

11- 3070-3336

11 – 8273-6669

http://www.dgnk.com.br

http://www.editorasantuario.wordpress.com

http://www.editoraideiaseletras.wordpress.com

 

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s