Convite para Bate Papo com autora ‘Jeans, a roupa que transcende a moda’ em SP.

Bate Papo com a autora do livro “Jeans, a roupa que transcende a moda” da autora, jornalista, produtora de moda e professora Lu Catoira na livraria Santuário, dia 10, às 19hs, em São Paulo. Endereço da livraria Santuário:
Rua Senador Feijó 158 – Centro – São Paulo
Tel: 11- 3105-1378/3107-3617

A jornalista, produtora de moda e professora Lu Catoira tem dois livros publicados pela Editora Idéias e Letras: Jeans, a roupa que transcende a moda, com ilustrações de Antonio Pereira da Silva e prefácio da jornalista Leda Nagle.  E Moda Jeans, fantasia estética sem preconceito, com o prefácio do pesquisador Marco Sabino.

Livro: Jeans, a roupa que transcende a moda

O primeiro livro é o resultado de mais de dois anos de pesquisas e procura mostrar a roupa como uma importante linguagem psicológica e social. É uma análise do que é a moda, sua presença na História mundial, analisando aspectos sociológicos e psicológicos da roupa, com o jeans como o viés para analisar o vestir.

Além de contar a interessante origem do jeans, o livro acompanha a evolução dessa roupa, que mantendo sempre o modelo inicial, que tem mais de 150 anos e foi fabricada inicialmente para mineradores americanos. A partir da década de 50, o jeans passou a ser sinônimo de roupa jovem, usada pelos roqueiros. Nos anos 60, além de jovem, aparecia também como uniforme de rebeldes, aparecendo nos movimentos sociais. Em seguida, passa a representar também a vestimenta descontraída dos hippies, que pregavam paz e amor, a partir de 70.

Nessa trajetória, também foi usada com paletó e gravata pelos executivos americanos. Enfim, entrou em todas as classes sociais, e hoje é usada por pessoas de todas as idades, passando sempre o espírito jovial de quem a usa. E o modelo five pocketes, criado por Levi Strauss, no final do século XIX, continua o mesmo, ainda que com tecidos trabalhados, lavados, rasgados ou bordados

Livro: Moda Jeans, fantasia estética sem preconceito

Analisa os valores da cultura contemporânea e a fantasia estética que o jeans expressa. Esses valores são trabalhados pela comunicação e pelo marketing, que utilizam estratégias específicas para cada público, estimulando a carga emocional que envolve o consumo para despertar o desejo do produto.

O livro mostra também que a dinâmica do jeans está presente em cada indivíduo, construindo uma trajetória de sucesso. O mercado elabora, a mídia divulga e o consumidor se envolve nas fantasias estéticas, sem qualquer preconceito.

Com mais de 30 anos de moda, Lu Catoira, jornalista e publicitária, presta consultorias a empresas e produzindo matérias para sites, revistas e jornais como o jornal O Globo e a revista World Fashion.

Foi colaboradora das principais publicações do país, tais como Jornal do Brasil, O Globo, diversas revistas da Editora Abril, Editora Três e Editora Globo, tendo
colunas fixas nas revistas Moda Brasil, Criativa e Moda Moldes. Na Bloch Editores, foi editora de moda das revistas Desfile, Pais e Filhos e consultora do visual do jornalismo da TV Manchete.

Na área acadêmica, coordenou a Faculdade de Design de Moda do Senai-Cetiqt, no Rio de Janeiro por oito anos, onde continua a dar aulas nos cursos de extensão e Pós-Graduação. Lecionou no MBA de Gestão de Moda da Faculdade da Cidade e no curso de Moda e Figurino da Universidade Estácio de Sá.

Lu Catoira faz parte dos livros “Plugados na Moda” e “46 Livros de Moda” e é verbete em “O Brasil na Moda”, de Paulo Borges e no “Dicionário da Moda”, de Marco Sabino.

Para entrar em contato com a autora: lucatoira@globo.com

Nicolau Kietzmann Goldemberg
DGNK Assessoria de Imprensa
11- 3070-3336
11 – 8273-6669
http://www.dgnk.com.br
http://www.editorasantuario.wordpress.com
http://www.editoraideiaseletras.wordpress.com

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