CORA CORALINA – RAÍZES DE ANINHA

O livro traz em suas 472 páginas um ensaio biográfico com uma extensa documentação a respeito da vida e da obra de Cora Coralina, com um vasto arquivo iconográfico e textos bem costurados com as primeiras poesias, textos inéditos e depoimentos de familiares sobre a vida e a história de Anna Lins dos Guimarães. A pesquisa iniciou-se em 1983 e contou com materiais iniciais de revistas, jornais e vídeos, com entrevistas feitas com a Poeta, e teve o intuito de comemorar os seus 120 anos do nascimento.

A importância de Cora Coralina para a literatura Brasileira é muito difundida entre os literatos. Toda a sua produção começa a ser difundida com a publicação de seu primeiro livro Poemas dos Becos de Goiás e estórias mais, impresso em 1965. A autora estreante tinha 75 anos, como conta Rita Elisa:

“Ela sempre foi destaque nacional desde que Carlos Drummond de Andrade apontou-a como a joia mais rara de Goiás. Antes disso, também foi lida e aplaudida em diversos Estados brasileiros, mas a partir de Drummond ficou mais famosa. Cora Coralina se faz presente com sua máscara lírica de Aninha em vários poemas que nos remetem a uma infância sofrida, numa singularidade de expressões poéticas que só ela possui. Mostrando-se diretamente ligada à poesia moderna, soube seguir nesse caminho mesmo antes da Semana de 22. A importância de Cora Coralina não é só como poetisa, mas como fomentadora da cultura nacional”.

A experiência de resgatar os aspectos desta poeta tão ligada à simplicidade no que diz respeito à construção ortográfica do texto, mas que traz uma carga muito forte nas mensagens, como um trecho de um poema no livro Vintém de Cobre: “Meus versos têm relances de enxada, gume de foice e peso de machado. Cheiro de currais e gosto de terra”, fez com que Rita Elisa se aprofundasse em uma grande vivência para levar aos leitores um pouco da poetisa, jornalista, cronista, política, ambientalista, religiosa, doceira e florista, como a descreve:

“Em 2001 fui para a cidade de Goiás e por lá permaneci por seis anos, os quais fiquei ciente da sinestesia da cidade e assim pude sentir os poemas de Cora Coralina de uma maneira especial. Estudei os poemas, crônicas e contos de Cora Coralina por décadas, para chegar ao livro. Recebi título de cidadania vilaboense pela Câmara Municipal de Goiás em 2005, passando a ser conterrânea de Cora Coralina. Em 2008 fui convidada pela Marlene Vellasco, diretora do Museu Casa de Cora Coralina, para junto ao Clóvis Carvalho Britto escrever uma fotobiografia a respeito de Cora Coralina: Raízes de Aninha”.

E, quando Rita Elisa é perguntada sobre que parte é mais relevante, responde:

“Todas são relevantes. Os primeiros textos escritos por Cora Coralina e publicados em dois jornais da cidade de Goiás são um marco, que só agora estão disponíveis aos leitores de Cora. Eles foram encontrados pelo Clóvis C. Britto no Gabinete Literário de Goiás. O resgate de Cora Coralina religiosa, ambientalista e política também é um aspecto importante, devidamente abordado no livro”.

Sobre a autora:

A autora de Cora Coralina Raízes de Aninha Rita Elisa Sêda é homenageada pela Câmara Municipal de São José dos Campos em 2000, 2007 e 2010 com os livros Ciberamigos Pontocom; Fábulas para Seishum;  Pipa Guerreira. Em 2005, foi homenageada pela Câmara Municipal da Cidade de Goiás com o título de Cidadania Vilaboense.

Membro da UBE – União Brasileira de Escritores, São Paulo-SP e da REBRA – Rede de Escritoras Brasileiras, São Paulo.

Uma das fundadoras e ocupa a cadeira nº 38 na Academia Valeparaibana de Letras e Artes – AVLA, Taubaté. Pertence à Academia Joseense de Letras – AJL, São José dos Campos-SP. Academia Valeparaibana de Letras e Artes – AVLA, Taubaté – SP.

DADOS TÉCNICOS:

AUTOR: Clóvis Carvalho Britto e Rita Elisa Seda

PÁGINAS: 472

EDIÇÃO: 2ª

ISBN: 978-85-7698-044-5

FORMATO: 16 X 23 CM

VALOR: 51,00

Para conhecer mais títulos nos http://www.ideiaseletras.com.br

Nicolau Kietzmann Goldemberg

DGNK Assessoria de Imprensa

http://www.dgnk.com.br

nicolau@dgnk.com.br

11- 3070-3336

11 – 8273-6669

Clique na imagem para baixar em alta
Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para CORA CORALINA – RAÍZES DE ANINHA

  1. FABIANNE LOIOLA disse:

    Caros colegas;
    Sou estudante de letras, na Faculdade Jesus Maria José, Taguatinga e
    estou cursando o 6º periodo.Para meu trabalho de conclusão de curso, escolhi falar sobre Cora Coralina. Se possível gostaria que me ajudassem neste trabalho, onde vou trata O MODERNISMO E AS OBRAS DE CORA CORALINA. Já tenho conhecimente de alguns trabalhos de vocês, e adorei.
    Beijos e agradecimentos!FABIANNE LOIOLA

  2. Olá Fabianne Loiola, que bom que entrou em contato conosco. Como já conversamos via email, Clóvis e eu estamos ao seu dispor para auxiliá-la nessa conclusão de curso. Fico feliz em saber que o seu interesse pela grande escritora Cora Coralina. Felicidades e a paz!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s