Marx e Crítica da Educação Da expansão liberal-democrática à crise regressivo-destrutiva do Capital

Com uma visão complementar a qual tem se dado aos estudos ligados à teoria da educação desenvolvidos por Marx, o texto de Justino Junior traz ao leitor uma revisão e novas ideias complementares ao pensamento ligado ao debate e ao potencial educacional do homem revolucionário com o pensamento desenvolvido por Karl Marx para a reflexão sobre a educação nos dias atuais, como explica o autor.

“Porque Marx é um dos pensadores clássicos mais importantes e atuais e extremamente necessários para a compreensão e transformação da realidade atual. O tema da educação, por sua vez, analisado no bojo de uma revisita à obra do autor alemão, também se mostra um atraente desafio, pois a contribuição daquele autor para a análise dessa temática, apesar de razoavelmente explorada, é ainda um campo fecundo de discussão, e essa obra consegue propor uma série de questões novas.”

Resultado das pesquisas desenvolvidas no pós-doutorado, o livro é dividido em quatro capítulos: Marx e a Crítica da Educação, Trabalho e educação na Ordem Regressivo-Destrutivo do Capital, A Mundialização do Capital e a Crise da Escola e A educação e a Redenção pelo Antivalor. A discussão visa atingir o público intelectual, além, segundo o autor, de gerar debates na parcela acadêmica, a qual tem se consolidado uma postura equivocada, marcada por um profundo preconceito para com a obra de Marx, mas acima de tudo por influir na formação da militância dos movimentos sociais:

“Algumas questões novas, diferentes das análises marxistas consagradas sobre a educação são postas nessa obra, fato que a justifica. Uma delas é a revisão crítica de um ponto consagrado na tradição marxista, que é a consideração da união trabalho e ensino como o princípio pedagógico fundamental em Marx, assim como, articulada a essa questão, a crítica à absolutização da categoria trabalho e o consequente esquecimento da práxis como categoria importante para se pensar a formação humana. Além disso, o livro propõe uma tentativa de atualizar a discussão sobre a relação trabalho e educação no atual cenário do mundo do trabalho, assim como uma discussão sobre o lugar que a escola ocuparia hoje dentro dos propósitos da emancipação social”, afirma o autor.

Sobre o autor: Justino de Sousa Junior é graduado em Letras (UECE), tem mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação – UFC), doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação – UFMG) e pós-doutorado (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana – UERJ). Foi professor da Universidade Estadual do Ceará, da Universidade Federal de Minas Gerais e atualmente é professor da Universidade Federal do Ceará. O autor é um educador engajado nas lutas sociais e tem se dedicado a estudos e pesquisas comprometidos com a perspectiva da emancipação social.

Contatos:
Tel: 85 96950290 ou 85 31810130
e-mail: just.in@bol.com.br ou justinojr66@yahoo.com.br

Dados Técnicos:
Autor: Justino de Sousa Junior
Páginas: 240
ISBN: 978-85-7698-071-1
Formato: 16 x 23 cm
Editora: Idéias & Letras
http://www.ideiaseletras.com.br
Tel.: (12) 3104-2000

A assessoria de imprensa mantém um blog com todas as informações assim como os lançamentos: http://www.editoraideiaseletras.wordpress.com ou para conhecer mais títulos nos http://www.ideiaseletras.com.br

Nicolau Kietzmann Goldemberg
DGNK Assessoria de Imprensa
11- 3070-3336
11 – 8273-6669
http://www.dgnk.com.br
http://www.editoraideiaseletras.wordpress.com

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s